Teoria e Prática sobre o uso dos indicadores sociais: um olhar para os municípios
De Terça-feira 11 Junho 2024 -  14:00
Até Terça-feira 18 Junho 2024 - 16:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Capacitar os participantes a compreenderem a importância dos indicadores sociais para a análise e formulação de políticas públicas municipais, bem como desenvolver habilidades práticas na utilização desses indicadores.

MODALIDADE: ON-LINE

Curso de Extensão

PÚBLICO-ALVO

CARGA HORÁRIA

AULAS

CRONOGRAMA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

VAGAS

Professor(a)/

Organizador(a)/

Instrutor(a)

Teoria e Prática sobre o uso dos indicadores sociais: um olhar para os municípios Servidores Públicos e Sociedade Civil 4 horas 2

11/06

18/06

Terça feira 14h às 16h 100 Danilo André Fuster

 

 

Fazer inscrição

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceito e importância dos indicadores sociais
• Tipos de indicadores sociais e suas aplicações
• Fontes de dados para indicadores sociais
• Indicadores Sociais e Políticas Públicas

2. Relação entre indicadores sociais e políticas públicas
• Análise de indicadores sociais como ferramenta de diagnóstico e monitoramento
• Indicadores sociais como instrumento de avaliação de impacto de programas e projetos municipais

 

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

Para a execução das aulas e atividades serão utilizadas: ferramentas de comunicação online para as aulas e plataformas digitais para a disponibilização do material de apoio.


REFERÊNCIAS

ARRETCHE, Marta T. S. "Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, M.C.R.N. e CARVALHO. M.C.B.(orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo, IEE/PUC-SP, 2001, p.43 - 55.

DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M. C. B. (Org.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001. p. 13-42.

NMF 2017: MENEZES FILHO, N; XAVIER PINTO, C. C. de (org.). Avaliação econômica de projetos sociais. 3a edição. São Paulo: Fundação Itaú Social, 2017. Cap 1.

JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas: uma compilação conceitual e metodológica para orientar a produção de conhecimento aplicado para aprimoramento da gestão pública. In Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome, v.1 – Brasília, DF, 2014.

_________________. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 56, n. 2, p. p. 137-160, 2014

SHIKIDA, Claudio D.; MONASTERIO, Leonardo; NERY, Pedro Fernando (Org.). Guia Brasileiro de Análise de Dados: armadilhas & soluções. 1° edição. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), 2021.

WB 2018: Getler et al 2018 Avaliação de impacto na prática. 2a edição. Washington: BID/ Grupo Banco Mundial. CAP 3, 4, 5.



AVALIAÇÃO

Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.


BREVE CURRÍCULO


Danilo André Fuster. Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo – USP. Com mestrado profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e com mestrado acadêmico em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é docente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM-SP e coordena o GT Saúde do Observatório de Políticas Públicas também do TCM-SP

11

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!