Saúde Pública – mecanismos de monitoramento financeiro
De Quinta-feira 23 Maio 2024 -  19:00
Até Quinta-feira 20 Junho 2024 - 21:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO
Oferecer ao aluno, num ambiente de reflexão, um conjunto ferramentas técnicas de monitoramento, controle e avaliação, com casuística comprovada, aplicáveis aos serviços de saúde, enfatizando seu caráter intrínseco ao processo de Planejamento e transparência.

MODALIDADE: ON-LINE

Curso de Extensão

PÚBLICO-ALVO

CARGA HORÁRIA

AULAS

CRONOGRAMA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

VAGAS

Professor(a)/

Organizador(a)/

Instrutor(a)

Saúde Pública – mecanismos de monitoramento financeiro Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM SP, sociedade civil organizada e interessados(as) no tema 8 horas 4 aulas de 2 horas 23/maio, 6, 13 e 20/junho 5ª feira Das 19h às 21h 50 Eliana Verdade

 

Fazer inscrição

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª Aula – Apontamentos acerca do escopo da Prestação de Contas. Ferramentas de monitoramento – base financeira e contábil Eliana Verdade
2ª Aula – Continuação – monitoramento informes contábeis gerenciais. Sugestão de metodologia de implantação de sistema de custos em unidades da rede básica. Eliana Verdade
3ª Aula - Metodologia de implantação de sistema de custos pela óptica da central de avaliação e controle da Secretaria de Saúde. Eliana Verdade
4ª Aula - Continuação - Sistema de Custos sob a óptica da Secretaria de Saúde. Eliana Verdade

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
Aula na modalidade remota, expositiva dialogada com utilização de material de apoio em PowerPoint, e apostila com sumário do conteúdo.

REFERÊNCIAS
BEULKE R. e BERTÓ D.J. Gestão de Custos e Resultado na Saúde: Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Congêneres. Editora Saraiva. 2008. 4ª edição.
Coletânea de autores de autores (2008) Para entender a saúde no Brasil, páginas 65 a 72. Editora LTCE.
CHING Y. H. Manual de Custos de Instituições de Saúde: Sistemas tradicionais de Custos e Sistema de Custeio baseado em atividades (ABC). Editora Atlas. 2010. 2ª Edição.
MATOS A. J. Gestão de Custos hospitalares. São Paulo: Editora STS. 2002.
RAP Revista de Administração Pública, RJ, 44(4);903-31, JUL/AGO.2010 “Gestão de custos aplicada a hospitais universitários públicos: a experiência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP”, Carlos Alberto Grespan Bonacim e Adriana Maria Procópio de Araújo.
REDE Interagencial de Informação para a Saúde. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Brasília: OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, 2008.

Revista RAHIS – Revista de Administração Hospitalar e inovação em Saúde. UFMG, jan/jun 2010 “Sistema de custos implantado em hospitais públicos administrados por Organizações Sociais de Saúde - OSS, no Estado de São Paulo” , Eliana Cassiano Verdade Nascimento e Wladimir Taborda

ZANLUGA J. C. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm


AVALIAÇÃO

qualitativa


BREVE CURRÍCULO

Formação acadêmica
Serviço Social, Administração hospitalar (incompleto), MBA em Economia e Gestão de Organizações de Saúde. PUC SP, COGEAE. Monografia “Programa de Comunicação Integrada para o modelo Organização Social de Saúde implantado pela Secretaria Estadual de Saúde em São Paulo”.

Experiência Profissional
Atualmente leciona na Escola de Gestão e Contas do TCM SP – cursos de Planejamento e Controle na Gestão do Sistema Público de Saúde. Diretora do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios na Secretaria Estadual de Saúde de SP, Consultora por notório saber na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Consultora por notório saber na Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, professora no curso de Formação de Gestores em Saúde pela UNIFESP.

 

3

 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!