Ciclo de Formação em Políticas Públicas: Emendas parlamentares e políticas públicas
Quinta-feira 04 Abril 2024, 10:00 - 12:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO

O objetivo deste curso é apresentar a correlação das emendas parlamentares com a gestão das políticas públicas.

 

MODALIDADE: ON-LINE

 
 

Curso de Extensão

PÚBLICO- ALVO

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Professor(a)/ Organizador(a)/ Instrutor(a)

Coparticipação

Ciclo de Formação em Políticas Públicas: Emendas parlamentares e políticas públicas

Agentes públicos, conselheiros participativos e membros da sociedade civil

2 horas

1 aula

04/04

Quinta- feira

10h as 12h

350

Professora: Esp.Denise Bergamo Rosa

Organizadores: Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes e Me. Egle Monteiro

Observatório de Políticas Públicas do TCMSP
 

 

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 01 – As emendas parlamentares e sua influência sobre as políticas públicas.


AVALIAÇÃO
Será feito um acompanhamento da participação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem, bem como a entrega das atividades de sistematização que serão desenvolvidas durante os encontros.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CAPELLA, A. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de Políticas Públicas. In HOCHMANN, G. (org.) Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fio Cruz, 2007.
ETZIONI, Amitai. (1967). Mixed scanning: a ‘third’ approach to decision-making”. Public Administration Review, 27(5), december. In Heidemann, F. G.; Salm, J. F. (2010). Políticas Públicas e Desenvolvimento. Mixed scanning: uma ‘terceira abordagem da tomada de decisão. Brasília: Editora UnB. Pp 219-232.
FARIA, Carlos (2013). A multidisciplinariedade no estudo das políticas públicas. In: Eduardo Marques & Carlos de Faria (orgs.). A política pública como campo multidisciplinar, São Paulo, Ed Unesp.

FREY, K. (2000). Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, 21, 211-259.
HILL, Michael. Implementação: In: SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete. (2007). Políticas Públicas – Coletânea Volume 2. Brasília: ENAP. pp 61-
KINGDON, J. Como chegar a hora de uma idéia? In In SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete. (2007). Políticas Públicas – Coletânea Volume 1. Brasília: ENAP. Kingdom, J. (1984). Agendas, alternatives and public policies. Cap. 1, 9 e 10
LOTTA, Gabriela. O papel das burocracias do nível da rua na implementação de políticas públicas: entre o controle e a discricionariedade. In: FARIA, C. A (org). Implementação de Políticas Públicas. Teoria e Prática. Editora PUCMINAS, Belo Horizonte, 2012.
SECHI, Leonardo. (2013). Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos, São Paulo, Cengage Learning, 2ª edição.
SOUZA, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, 16, 20-45.
CARVALHO, Gilson. Observatório dos Direitos do Cidadão: acompanhamento e análise das políticas públicas da cidade de São Paulo. n. 17. São Paulo: Fundo Municipal de Saúde, Instituto Polis/ PUC-SP, 2003.


BREVE CURRÍCULO DA PROFESSORA

Denise Bergamo da Rosa
Especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP - 2019. Aperfeiçoamento em Controle Externo de Políticas Públicas pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípides Sales TCMSP - 2019. Pesquisadora Plena do Centro de Estudos Periféricos (CEP - Unifesp-Instituto das Cidades) - 2019. Bacharelada em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto - 2018. Bacharelada e Licenciada em literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Anhembi Morumbi - 2010. Professora de língua portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2010 a 2013). Colaborou na plataforma digital de cultura periférica - Polifonia Periférica e com o projeto Da Sul para Sul intercâmbio cultural entras as periferias da cidade de São Paulo (Sarau Literarua) e da cidade de Piracicaba (Casa do Hip Hop de Piracicaba) em 2012.

 

 

 

 
 

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