Cursos
Até Quinta-feira 25 Abril 2024 - 13:00
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Objetivo é compreender o papel e a importância do monitoramento e da avaliação no ciclo de gestão das políticas públicas para expandir e aprofundar o conhecimento institucional e apoiar a tomada de decisão governamental.
MODALIDADE: ON-LINE
Curso de Extensão
|
PÚBLICO-ALVO |
CARGA HORÁRIA
|
AULAS |
CRONOGRAMA |
DIA DA SEMANA |
HORÁRIO |
VAGAS |
Professor(a)/ Organizador(a)/ Instrutor(a) |
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas |
Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema |
9 horas
|
3 |
11/04/24 18/04/24 25/04/24
|
Quinta-feira |
10 as 13h |
100 |
Suelem Lima Benicio
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Monitoramento e avaliação de políticas públicas: conceituação e tipos.
• Avaliação ex-ante e ex-post,
• Avaliação de processos e resultados
• Abordagens quantitativas x qualitativas
• Critérios de eficiência, eficácia e efetividade.
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
1) Aulas Online: Utilização da plataforma unificada de comunicação e colaboração “Microsoft Teams”;
2) Materiais de Apoio: Estarão disponíveis no repositório de materiais desta disciplina do site WebGiz TCMSP: https://webgiz.aix.com.br/webgiztcmsp/;
3) Exercícios de Fixação: Estarão disponíveis no repositório de materiais desta disciplina do site WebGiz TCMSP: https://webgiz.aix.com.br/webgiztcmsp/;
4) Bibliografia: Estará disponível no repositório de materiais desta disciplina do site WebGiz TCMSP: https://webgiz.aix.com.br/webgiztcmsp/
BIBLIOGRAFIA
ALA-HARJA, Marjukka; HELGASON, Sigurdur. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 51, n. 4, p. 5-59, out./dez. 2000
ARRETCHE, M. T. S. “Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas”. In: BARREIRA e CARVALHO (org.)Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001
Assumpção, Jairo José and Campos, Lucila Maria de Souza Avaliação de projetos sociais em ONGs da Grande Florianópolis: um estudo sobre modelos relacionados ao foco de atuação. Rev. Adm. Pública, Fev 2011: traz explicação de uma tipologia de classificação de avaliações e aplica em casos empíricos.
BROUSSELE, A. et. al. Avaliação: conceitos e métodos. Fiocruz, 2011. (cap.1 );
de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001
DRAIBE, S. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA , eCARVALHO, M.C.B. (orgs.) Tendências e perspectivas na avaliação
FARIA, C.A.P. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 20 no. 59 outubro, 2005
JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas: uma compilação conceitual e metodológica para orientar a produção de conhecimento aplicado para aprimoramento da gestão pública. In Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome, v.1 – Brasília, DF, 2014.
MARTINS, Humberto F. Sistema de Monitoramento do Plano Plurianual; Sistema de Monitoramento de Metas Presidenciais; Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas Sociais; Sistema de Avaliação Externa de Programas Governamentais – Brasil. Washington: Banco Mundial; CLAD, 2007.
PFEIFFER, Peter. O Quadro Lógico: um método para planejar e gerenciar mudanças. Revista do Serviço Público, Ano 51, Número 1, Jan-Mar. Brasília: ENAP, 2000.
SILVA, P.L.B; MELO, M.A.B. "O Processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de projetos". In: NEPP/Unicamp, Caderno 48, 2000.
TREVISAN, Andrei Pittol; VAN BELLEN, Hans Michael. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. RAP – Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 529-50, Maio/Jun, 2008.
Worthen; Sandres; Fitzpatrick, 2004: cap 4 ALA-HARJA, M.; HELGADSON, S. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 51, n. 4, p. 5-59, out./dez. 2000
AVALIAÇÃO
Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.
BREVE CURRÍCULO
Suelem Lima Benicio
Doutoranda em Administração Públicas e Governo pela FGVSP. Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.