Políticas Educacionais em Perspectiva Comparativa na América Latina
De Quinta-feira 09 Maio 2024 -  10:00
Até Quinta-feira 23 Maio 2024 - 13:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO

O objetivo deste curso é estudar os modelos e as diferenças que permitiram a cada país obter resultados distintos em termos de indicadores educacionais ao longo do tempo. Também pretende oferecer aos interessados ferramentas básicas, de natureza historiográficas e teóricas, que permitam analisar e compreender a complexidade de fatores que convergem nestes fechos. O papel do Estado, o diálogo entre sociedade e organismos públicos, assim como a conformação da sociedade em cada país são parte do escopo que viabilizará compreender a realidade educacional dos casos analisados.

MODALIDADE: ON-LINE

Curso de Extensão

PÚBLICO-ALVO

CARGA HORÁRIA

AULAS

CRONOGRAMA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

VAGAS

Professor(a)/

Organizador(a)/

Instrutor(a)

Políticas Educacionais em Perspectiva Comparativa na América Latina

Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema (texto geral para os cursos abertos)

9 horas

3

09/05/24

16/05/24

23/05/24

Quinta-feira

 

10 as 13h

100

Suelem Lima Benicio

 

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Reformas Educacionais na América Latina – A construção de uma agenda educacional comum.
• Chile e a realidade educacional dos últimos 30 anos: Estatísticas e fatores diferenciais no modelo educativo.
• Brasil, características diferenciadas e problemas estruturais: desafios próximos.
• Cuba, atraso e maior investimento: resultados e um método peculiar de estudo.

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

1) Aulas Online: Utilização da plataforma unificada de comunicação e colaboração “Microsoft Teams”;
2) Materiais de Apoio: Estarão disponíveis no repositório de materiais desta disciplina do site WebGiz TCMSP: https://webgiz.aix.com.br/webgiztcmsp/;
3) Exercícios de Fixação: Estarão disponíveis no repositório de materiais desta disciplina do site WebGiz TCMSP: https://webgiz.aix.com.br/webgiztcmsp/;
4) Bibliografia: Estará disponível no repositório de materiais desta disciplina do site WebGiz TCMSP: https://webgiz.aix.com.br/webgiztcmsp/

BIBLIOGRAFIA

ADRIÃO, T. Dimensões e Formas da Privatização da Educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. In: Currículo sem Fronteiras, Vol. 18, Número 1 – Janeiro/Abril 2018.
AFONSO, Almerindo Janela. Reforma do Estado e políticas educacionais: entre a crise do Estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação & Sociedade, v. 22, n. 75, p. 15-32, 2001.
BALL, S.; YOUDELL, D. Privatización encubierta en la educación pública. In: Congreso Mundial Internacional de la Educación, 5., 2007. Anais.
BEISIEGEL, C. R. (1981). Relações entre a quantidade e a qualidade no ensino comum. 41-56
BEISIEGEL, C. R. (1986) Educação e Sociedade no Brasil após 1930.(8) 381-416
BROOKE, Nigel (Org.).Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, 520 p. (Coleção EDVCERE, 19).
CARVALHO, Luís Miguel. Intensificação e Sofisticação dos Processos da Regulação Transnacional em Educação: o caso do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Soc., Campinas , v. 37, n. 136, p. 669-683, set. 2016.
CUNHA, L. A. As agências financeiras internacionais e a reforma brasileira. Zibas, DML et al. O ensino médio e a reforma da educação básica, Brasilia: Editora Plano, 2002.
CUNHA, L. A. A escolarização desigual. In: Educação e Desenvolvimento Social no Brasil (3) 111-175.
DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”. Educação & sociedade, v. 25, n. 87, p. 423-460, 2004.
KRAWCZYK, Nora; VIEIRA, Vera Lucia. A reforma educacional na América Latina nos anos 1990: uma perspectiva histórico-sociológica, 2010.
OLIVEIRA, R. P. (2007) Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. 661-690
OLIVEIRA, R.P.; ARAÚJO, G. C. (2005) Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação.
PERONI, V. M. V. Múltiplas Formas de Materialização do Privado na Educação Básica Pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. In: Currículo sem Fronteiras, Vol. 18, Número 1 – Janeiro/Abril 2018.
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TANNO, Claudio. R. PNE 2014-2024: critérios de apuração dos investimentos públicos em educação e transferências ao setor privado. In: GOMES, Ana Valeska Amaral; BRITTO, Tatiana Feitosa de. Plano Nacional de Educação: construção e perspectivas. Brasília: Senado Federal, Edições Técnicas: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015, págs. 193.
TEODORO, António. A influência das organizações internacionais na definição das políticas de educação nacionais. A regulação pelos resultados e o papel das comparações internacionais [mimeo]
UNICEF; CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO (2012). Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa global pelas crianças fora da escola.
VERGER, Antoni; NORMAND, Romuald. Nueva gestión pública y educación: Elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educ. Soc., Campinas , v. 36, n. 132, p. 599-622, set. 2015.


AVALIAÇÃO
Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.


BREVE CURRÍCULO
Suelem Lima Benicio
Doutoranda em Administração Públicas e Governo pela FGVSP. Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 

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