Cursos
Até Sexta-feira 24 Maio 2024 - 12:00
OBJETIVO GERAL DO CURSO
A avaliação de políticas públicas é um instrumento essencial da Administração Pública desde a década de 70. Em regimes democráticos pautados pelo estado de direitos, tornou-se uma metodologia de mensuração e indução para a eficiência, a efetividade e a equidade da gestão. Neste sentido, os indicadores são peças-chave da avaliação e, para tanto, são imprescindíveis os dados abertos e as análises estatísticas. Este curso se propõe a oferecer noções básicas de Estatística a fim de contribuir para que o público-alvo possa melhor analisar indicadores de políticas públicas e possa contribuir para suas respectivas formulações e avaliações.
MODALIDADE: PRESENCIAL
Curso de Extensão | PÚBLICO-ALVO | CARGA HORÁRIA | AULAS | CRONOGRAMA | DIA DA SEMANA | HORÁRIO | VAGAS | Professor(a) / Organizador(a) / Instrutor(a) |
Estatística em Políticas Públicas | Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM, sociedade civil organizada e interessados(as) no tema | 12 | 4 | 15, 17, 22 e 24/05/2024 | 4ª e 6ª feiras | 9h-12h | 50 | Euro de Barros Couto Jr. e Rosane S. Keppke (org.) |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Introdução à Avaliação de políticas públicas;
• Estudos de caso;
• Conceitos básicos na Estatística;
• Variáveis escalares e categóricas;
• Fases de uma pesquisa;
• Amostragem;
• Medidas-resumo para a Descrição da amostra e da população;
• Tópicos principais da Análise Estatística;
• Principais erros em Amostragem, Descrição e Análise Estatística;
• Validação Estatística;
• Confecção de um questionário;
• Como proceder para solicitar uma Avaliação Estatística.
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
Apostila, lousa interativa ou quadro branco e canetões.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex-post. Disponível em < https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/downloads/guiaexpost.pdf/@@download/file> Acesso em 18 ago.2023.
DE MARTINO JANNUZZI, Paulo. Estatísticas e Políticas públicas orientadas por evidências no Brasil: caso das Políticas de Desenvolvimento Social nos anos 2000. Revista Brasileira de Geografia, v. 64, n. 1, p. 37-54, 2019.
BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica, 8a ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. Noções de Probabilidade e Estatística, 7a ed., 2ª reimpressão revista, São Paulo: Edusp, 2013.
REDE NOSSA SÃO PAULO. Mapa da desigualdade 2022. Disponível em < https://www.nossasaopaulo.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Mapa-da-Desigualdade-2022_Tabelas.pdf> Acesso em 2 ago.2023.
SÃO PAULO (CIDADE). Mapa Digital da Cidade. Disponível em https://observasampa.prefeitura.sp.gov.br Acesso em 1 abr.2024.
SPIEGEL, M. R. Estatística (Coleção Schaum), São Paulo: McGraw Hill, 1977.
TREVISAN, A. P.; VAN BELLEN, H. M. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 3, p. 529–550, maio 2008.
TCMSP. Observatório de Políticas Públicas. Disponível em https://observatorio.tcm.sp.gov.br/ Acesso em 2 ago.2023.
AVALIACÃO
Frequência mínima de 75%.
Realização das atividades em classe.
BREVE CURRÍCULO
EURO DE BARROS COUTO JR
Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tibiriçá (1984); graduação em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1990); mestrado (2002) e doutorado (2004) em Cultura e Literatura Russas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP - especialidade: História da Música Russa); doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009 - especialidades: Bioestatística e Amostragem Não-paramétrica); e especialização (2016) em Estatística Aplicada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A partir de agosto de 2007, passou a integrar o Grupo de Lógica e Teoria da Ciência (IEA-USP), como membro colaborador.
ROSANE SEGANTIN KEPPKE (ORG.)
Pesquisadora do IEA-USP Centro de Síntese Cidades Globais. Graduada e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Professora do ensino superior. Servidora efetiva da Prefeitura de São Paulo, com experiência em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Atualmente é colaboradora da Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP.