OBJETIVO GERAL
Examinar a legislação e os procedimentos que regem as parcerias entre a Administração Pública Municipal e as Organizações Não Governamentais em geral para a utilização dos recursos do FUMCAD.
Público-Alvo
Servidores públicos e sociedade em geral que tenham interesse nas regras de utilização e ou acesso aos recursos públicos do FUMCAD.
Carga Horária: 24 h
Total de Aulas: 8
Professor: Itiro Takeda
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª Aula | |
Apresentação do tema da aula:
Natureza, Origem e âmbito de aplicação do FUMCAD |
Participação de alunos e professor na identificação do tema |
Natureza do Fundo | Exposição Dialogada |
Origem do Fundo | Exposição Dialogada |
Âmbito municipal dos recursos | Exposição Dialogada |
Destaques | Revisão da exposição |
2ª Aula | |
Apresentação do tema da aula: Administração dos Recursos do Fundo |
Participação de alunos e professor na identificação do tema |
CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente. | Exposição Dialogada |
CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. | Exposição Dialogada |
O edital de seleção | Exposição Dialogada |
Registro no CENTS | Exposição Dialogada |
Execução do objeto | Exposição Dialogada |
O Plano de Trabalho | Exposição Dialogada |
Destaques | Revisão da Exposição |
3ª Aula | |
Apresentação do tema da aula: O Termo de Parceria
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Participação de alunos e professor na identificação do tema |
Objeto do termo | Exposição Dialogada |
Vigência | Exposição Dialogada |
Repasse dos recursos públicos | Exposição Dialogada |
A contrapartida | Exposição Dialogada |
Aditamentos e apostilamentos | Exposição Dialogada |
A Guarda dos Documentos |
Exposição Dialogada |
Prestação de Contas | Exposição Dialogada |
Sanções ou Penalidades | Exposição Dialogada |
Destaques | Revisão da Exposição |
4ª Aula | |
Apresentação do tema da aula: Prestação de Contas e Acompanhamento/Fiscalização dos termos |
Participação de alunos e professor na identificação do tema |
Prestação de Contas | Exposição Dialogada |
Acompanhamento/Fiscalização | Exposição Dialogada |
Devolução dos saldos não utilizados | Exposição Dialogada |
Importância dos esclarecimentos prévios | Exposição Dialogada |
Destaques | Revisão da Exposição |
5ª Aula | |
Apresentação do tema da aula:
Aspectos Importantes |
Participação de alunos e professor na identificação do tema |
Crianças e Adolescentes como beneficiários diretos | Exposição Dialogada |
As despesas sem cobertura pelo Fundo | Exposição Dialogada |
A prorrogação e a renovação dos Termos de Parceria | Exposição Dialogada |
A denúncia e rescisão dos Termos de Parceria
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Exposição Dialogada |
Destaques | Revisão da Exposição |
6ª Aula | |
Apresentação do tema da aula:
Trabalho Prático: Desenvolver um Projeto FUMCAD |
Participação de alunos e professor na identificação do tema |
Trabalho em grupo para desenvolver um projeto para pleitear recursos do FUMCAD. | Haverá um modelo para servir de orientação. |
Serão formados três grupos de participantes com temas de livre escolha. | Haverá a designação de um coordenador que ficará com a atribuição de digitalização do trabalho. |
7ª Aula | |
Apresentação do tema da aula:
Trabalho Prático: Analisar um Exemplo de Termo de Parceria |
Participação de alunos e professor na identificação do tema |
Se necessário, continuação dos trabalhos da aula anterior. | Grupos que necessitam completar projeto FUMCAD. |
Trabalho em grupo para examinar e comentar um exemplo de Termo de Parceria. | Haverá um exemplo de Termo. |
Serão formados três grupos de participantes. | Haverá a designação de um coordenador que ficará com a atribuição de digitalização do trabalho. |
8ª Aula | |
Revisão Geral, Aplicação da Prova de Avaliação e Revisão da Prova | |
Revisão Geral dos trabalhos práticos. | Participação conjunta alunos/professor |
Prova de avaliação | Alunos |
Revisão da Prova | Participação conjunta alunos/professor |
METODOLOGIA DE ENSINO
Estudo orientado para o resultado – PBL: Problem Based Learning.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Prova escrita conjugada com presença em aula e participação ativa na sala de aula.
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
Retroprojetor e quadro para anotações.
REFERÊNCIAS:
Legislação Federal, Legislação Municipal e Termo de Parceria.