Objetivo: Conscientizar a comunidade sobre a importância do planejamento financeiro pessoal a partir do conhecimento sobre orçamento pessoal, estrutura dos mercados financeiros e de capitais, tipos de ativos negociados no mercado, e os riscos associados aos diferentes investimentos.
Justificativa: O conhecimento sobre finanças pessoais é importante para todas as pessoas, visto que auxilia no planejamento financeiro e na concretização de planos de vida.
Conforme Bruni e Famá (2008), o valor do dinheiro no tempo é o conceito mais estudado em finanças, e a ideia de que antes o pouco certo agora do que o muito duvidoso depois (como diz o velho ditado popular: “é melhor um pássaro na mão do que dois voando”).
Saber como lidar com recursos financeiros é fundamental para qualquer pessoa, e conhecer como se dá a relação do dinheiro e do tempo ajuda no entendimento de como os riscos podem afetar as decisões de investimentos.
A partir do momento que a pessoa saiba como se organizar financeiramente, ela poderá se planejar para realização de sonhos futuros. As oportunidades de investimentos que existem proporcionam boas expectativas de retorno com baixo risco, e quanto antes as pessoas começarem a se organizar financeiramente melhor será sua situação no futuro.
Considerando que a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales tem como premissa desenvolver atividades direcionadas tanto aos servidores da Administração Pública como ao público particular, o curso será proveitoso para todos os participantes, contribuindo para a conscientização sobre o uso dos recursos pessoais e disseminando os conceitos de educação financeira para a sociedade. Se as pessoas conseguirem gerir de forma eficiente os próprios recursos, terão melhor entendimento também de como gerir os recursos públicos nas suas atividades funcionais.
Carga Horária: 12
Total de Aulas: 4
Instrutora: Helen Cristina Steffen
Público-Alvo
- servidor público municipal jurisdicionado;
- membro de conselho social;
- cidadão comum;
- servidor de outra esfera de governo;
- servidor do TCM
Conteúdo Programático
1ª Aula
Aula inicial – apresentação do curso
- Planejamento financeiro pessoal
- Receitas e gastos mensais das famílias
2ª Aula
- Orçamento pessoal: elaboração e acompanhamento
3ª Aula
Conceitos sobre os mercados financeiros e de capitais:
- Intermediação financeira
- Taxas de juros e o valor do dinheiro no tempo
- Mercado monetário e mercado de crédito
- Mercado cambial e mercado de capitais
4ª Aula
- Segmento de Renda fixa
- Segmento de renda variável
- Riscos associados aos investimentos
Metodologia de ensino
As aulas serão desenvolvidas com a seguinte metodologia:
- aula expositiva dialogada;
- realização de atividades práticas para fixação dos conceitos estudados.
Critérios de avaliação
A avaliação da aprendizagem, de caráter contínuo e processual, será realizada de forma individual e coletiva no decorrer do processo formativo através dos seguintes instrumentos:
- Participação em sala de aula;
- Trabalhos individuais e em grupo;
- Frequência.
Recursos físicos e didáticos
Sala de aula com projetor multimídia, computador, quadro branco, canetas para quadro branco. Como serão realizadas atividades práticas, será necessário que os alunos possam fazer anotações, por isso se a escola tiver blocos/canetas para distribuir aos participantes auxiliará nessa questão.
A impressão de materiais precisa ser prevista nos recursos didáticos, pois alguns exercícios serão distribuídos em sala de aula para a realização durante o período de estudos.
Referências
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BODIE, Z., KANE, A. & MARCUS, A. J. Fundamentos de investimentos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
COSTA JR., N., LEAL, R., LEMGRUBER, E. Mercado de capitais. Análise Empírica no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000.
FERREIRA, Luiz Francisco Rogé. Manual de Gestão de Renda Fixa. Editora Bookman, Porto Alegre: 2004.
ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração financeira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.