Comunicação, 23/04/2024
O auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) se transformou em sala de cinema para exibir o documentário “Acordo com Lampião? Só na boca do fuzil”. Lançado neste mês de abril de 2024, o filme foi apresentado gratuitamente pelo Cineclube da Escola, na noite de segunda-feira (22/04). Após a exibição, o público participou de intenso debate, com uma hora de duração, reunindo o diretor Marcelo Felipe Sampaio e o roteirista Moacir Assunção.
Com direção, montagem e cinematografia de Marcelo Felipe Sampaio, o filme é baseado no livro "Os homens que mataram o facínora", do jornalista, historiador e roteirista Moacir Assunção. Trata-se de documentário histórico que registra, com depoimentos recentes e cenas gravadas na época dos acontecimentos, um dos mais importantes episódios do cangaço nordestino, que teve repercussão no Brasil e até no exterior.
O filme conta a história dos nazarenos, moradores do distrito de Nazaré do Pico, região serrana no agreste pernambucano, que enfrentaram o bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, a Coluna Prestes e a polícia nos primeiros anos do século XX. Eles foram os principais inimigos e os combatentes mais temidos por Lampião, que tentou por várias vezes acordos de paz com os nazarenos. Como resposta, o chamado Rei do Cangaço recebeu de volta a frase-título do filme: “Acordo com Lampião? Só na boca do fuzil”.
Mediador, Fernando Ferric; diretor Marcelo Felipe Sampaio e roteirista Moacir Assunção




