Assessoria de Imprensa, 08/05/2018

Dando sequência à série de cursos promovidos pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM), para levar à sociedade as possibilidades e formas de utilização do sistema IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social), ferramenta digital de fiscalização e fomento à transparência desenvolvida pelo órgão, foi realizada, no dia 7 de maio, na Escola de Contas, uma oficina para alunos do curso de Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Universidade de São Paulo (USP), estudantes da Escola Técnica Estadual – ETEC/CEPAM e servidores da Secretaria Municipal de Gestão (SGM) da Prefeitura de SP.

oficina iris livio dilson

O Subsecretário de Fiscalização e Controle do TCM, Lívio Fornazieri, abriu o encontro dando boas vindas aos participantes. A apresentação do sistema foi conduzida pelo coordenador da CVIII, Dilson Cruz, que, por meio de projeções, demonstrou detalhadamente como acessar os dados organizados e disponibilizados pela ferramenta. Os alunos participaram ativamente da exposição fazendo diversas observações e formulando perguntas, respondidas no decorrer da exposição.

oficina iris 3

Após a apresentação, o estudante do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, Gabriel Machado, afirmou que a ferramenta desenvolvida pelo TCM é muito importante porque dialoga diretamente com a sociedade. “Fornece o que nós da academia e da sociedade em geral tanto procuramos, que é a transparência, pois apresenta um grau bem detalhado do orçamento do município, que pode ser analisado de diversas formas e perspectivas, dando embasamento para desenvolvermos muita coisa em cima disso”, avaliou.

oficina iris 4

A aluna da ETEC/CEPAM, Maria Bethânia da Silva, classificou o sistema IRIS do TCM como ótima iniciativa, “porque há necessidade de transparência, de comunicação da sociedade civil com os órgãos públicos, e dessa fiscalização, pois acho que o que estamos vivendo no nosso país é justamente porque não há essa ponte. Os órgãos públicos estão muito distantes da sociedade civil. Achei bem interessante. Sistema que eu não conhecia e tive o privilégio de conhecer, para compartilhar com outras pessoas também”, concluiu a estudante.

O link do sistema IRIS está hospedado na página inicial do TCM na internet (www.tcm.sp.gov.br). O acesso também pode ser realizado diretamente pelo endereço iris.tcm.sp.gov.br .