Assessoria de Imprensa, 17/07/2020

Morreu ontem, aos 93 anos, vítima de complicações causadas por uma pneumonia, o arquiteto italiano Gian Carlo Gasperini, que tem seu nome vinculado à história do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) pois foi ele o projetista idealizador do prédio onde se encontra a sede do Tribunal na Avenida Professor Ascendino Reis, zona sul da capital paulista.

Visita de Gian Carlo Gasperini ao TCMSP

A relação de Gasperini e o TCMSP começa em 17 de junho de 1970, quando sua empresa, a Croce, Aflalo & Gasperini Arquitetos LTDA., venceu o concurso da prefeitura de São Paulo, sob o comando à época de Teófilo Ribeiro de Andrade Filho, para a construção de nossa sede.

As obras do Tribunal foram contratadas no fim da gestão de Teófilo e iniciadas em 1972, segundo ano de mandato do prefeito José Carlos de Figueiredo Ferraz (1971-1973), sendo posteriormente paralisadas devido a dificuldades financeiras da Prefeitura. Miguel Colasuono (1973-1975) reassumiu a construção do edifício. Porém, é durante a gestão do prefeito Olavo Setúbal (1975-1979) que finalmente é concluída a nova sede do TCMSP, inaugurada em 19 de novembro de 1976.

Sede do TCMSP idealizada por Gasperini em construção

O estilo de arquitetura do TCMSP é conhecido como brutalismo, movimento da arquitetura modernista que teve seu nome cunhado na década de 1950, e que teve entre seus expoentes máximos o arquiteto suíço, naturalizado francês, Le Corbusier.

Sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, finalizada em 1976

As características principais do brutalismo são o uso do concreto armado em construções de grande porte, prezando uma estética crua e construindo espaços de forma organizada e ordenada para atividades humanas, transparecendo certa sensação de poder emanado pela grandiosidade de sua estrutura, o despojamento dos materiais construtivos e o rigor de suas linhas arquitetônicas.

Gasperini assinou outras obras importantes em São Paulo, como o Edifício Pauliceia, a Galeria Metrópole, o Parque da Juventude, a Biblioteca São Paulo e o Shopping Iguatemi.