Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa, 10/03/2021

O Dia Internacional da Mulher (08/03) foi marcado pelo evento “As mulheres no controle externo: experiências que fazem a diferença”, um debate online com representantes do controle externo que atuam em diversas áreas.

O evento contou com a participação de 21 mulheres que representaram tanto as Auditoras de Controle Externo, como ainda as profissionais da EGC-TCMSP, Comunicação, Assessoria Jurídica de Controle Externo e dos Gabinetes dos Conselheiros, Coordenadoria Processual, Ouvidoria, Gabinete da Presidência, Gestão de Relações do Trabalho, e da Guarda Civil Metropolitana.

Fernando Morini, presidente da AudtTCMSP, prestou uma homenagem as mulheres na abertura do evento. Morini agradeceu a participações de todas, contou que a idéia surgiu dele mas pontuou que não teria a menor condição de fazê-lo sem a ajuda de suas parceiras de trabalho.

Entre os temas abordados, foram debatidos o papel das mulheres no controle externo e social, as desigualdades de gênero e raciais no mercado de trabalho, a representatividade política e ocupação de cargos de gestão, a maternidade e a vida profissional. Em cada rodada, as participantes falaram sobre as suas percepções, experiências de vida, trajetórias profissionais, e deixaram várias provocações e ideias sobre como podemos ajudar a mudar a triste realidade enfrentada diariamente pelas mulheres na busca por respeito e igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

“Esse debate não é apenas nosso, e sim de toda a sociedade, pois representamos mais da metade da população brasileira. Ou seja, a discussão sobre igualdade e respeito para as mulheres é de interesse de todos”, comentou Helen Cristina Steffen, auditora de controle externo do TCMSP, ao abrir o evento.

O primeiro bloco de debates, que abordou o papel das mulheres no controle externo e social, participaram Cassyra Vuolo (TCE-MT), Denise Gomel (TCE-PR), Luciana Guerra (TCMSP), Maria Fernanda (TCMSP), Mariana Cury (TCMSP), e Thaisse Craveiro (TCE-CE). A segunda rodada do evento abordou as desigualdades de gênero no mercado de trabalho, e foi debatida por Cassyra Vuolo (TCE-MT) e Fernanda Bonilha (TCMSP). A terceira rodada do evento abordou o tema desigualdades raciais no mercado de trabalho, e foi debatida por Giselle Ferreira (TCMSP), Helane Cabral (TCMSP), Kasla Gomes (TCE-MS), Lucieni Pereira (TCU), Suelem Benicio (TCMSP) e Daiesse Jaala Bomfim (TCMSP). A penúltima rodada de conversa foi sobre a participação das mulheres na política e em cargos de gestão, e foi debatida por Angélica Fernandes (TCMSP), Priscila Borges (TCM-GO), e Daiesse Jaala Bomfim (TCMSP) e Luiza Correia (TCMSP). E a última etapa do evento abordou o tema sobre a maternidade e a vida profissional, e foi debatida por Luciana Guerra (TCMSP), e Giselle Ferreira (TCMSP).

Além do debate ao vivo, três participantes encaminharam as suas reflexões por meio de vídeos que foram transmitidos durante o evento: Dra. Cristiana de Castro Moraes, Conselheira Presidente do TCE-SP, que falou sobre desigualdades de gênero no mercado de trabalho, ocupação de cargos de gestão e representatividade política, e sobre o papel das mulheres no controle externo e social; Helga Ventura, que falou sobre o papel das mulheres no controle externo e sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho; e Ivonete Silva Calado Farias, comandante da comissão permanente de segurança do TCMSP, que falou sobre a ocupação em cargos de gestão. E Celi Caffer, representando a equipe da Ouvidoria do TCMSP, enviou uma mensagem sobre o papel das mulheres no controle externo e social.

O evento foi promovido pela Associação dos Auditores de Controle Externo do TCMSP (AudTCMSP), em parceria com a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP (EGC-TCMSP), e com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – ANTC.

O encontro teve mais de 3h de duração, e o vídeo está disponível no canal da EGC-TCMSP no YouTube.

Helen Steffen e Fernando Morini

Cristiana Moraes e Cassyra Vuolo