Assessoria de Imprensa, 28/04/2021

Nesta terça-feira (27/04), data comemorativa do auditor de controle externo, foi realizada uma webinar sobre a contribuição destes profissionais para a sociedade brasileira. O evento foi organizado pela Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) em parceria com a Associação dos auditores do TCM-SP (AudTCMSP), a Associação dos servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (Astcom) e a Associação Nacional dos Tribunais de Contas (ANTC).

A abertura foi realizada pelo auditor de controle externo da corte de contas paulistana, Fernando Morini, que também é presidente da AudTCMSP, e pelo diretor técnico da EGC, Gilson Piqueras. O evento trouxe como debatedores Rosa Maria Carvalho, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG); Leonardo Ferreira, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS); Lívia Dal Paz, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES); e Christian Campinas, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Gilson Piqueras iniciou sua fala apontando a importância de haver auditores de controle externo no corpo diretivo das escolas dos Tribunais de Contas brasileiros. “Esta parceria enriquece o debate da profissão e seus desafios, além de ampliar o conhecimento técnico dos auditores”, disse ele.

Fernando Morini reforçou a necessidade de valorização deste profissional, principalmente no contexto da crise sanitária, e ressaltou que são exigidos novos conhecimentos constantemente, aperfeiçoamento técnico e motivação diária para realização do trabalho. Segundo ele, “a pandemia nos limitou fisicamente e nos obrigou a achar novas ferramentas para desempenhar nossas funções ".

A primeira parte do evento foi dedicada a importância que o profissional de controle externo tem na busca por mecanismos que garantam a eficácia, eficiência, efetividade e economicidade nas ações do gestor público, com base nos interesses de toda sociedade. Na segunda, o debate foi dedicado à necessidade de aumentar a visibilidade do trabalho do auditor de controle externo, “conversando” com a sociedade sobre o seu real valor.

Abrindo os debates, Lívia Dal Paz, do TCE-ES, reforçou que datas comemorativas são importantes para mostrar quão relevante é o trabalho técnico realizado. “Fazemos um trabalho ético e isonômico para garantir a boa utilização dos recursos públicos, mas não temos divulgação dessas ações. Precisamos levar estas informações ao público geral com mais transparência e clareza”, afirmou ela.

Leonardo Ferreira, auditor do TCE-RS, ressaltou a necessidade das pessoas conhecerem a complexidade do trabalho do auditor e não só o resultado final apresentado pela grande mídia. “Para protegermos os bens públicos, realizamos um trabalho duro e precisamos de capacitação técnica permanente”, acrescentou ele.

Rosa Maria Carvalho, do TCE-MG, disse que um dos desafios prementes é exatamente o desconhecimento da sociedade sobre o trabalho realizado pelos auditores de controle externo. “Desempenhamos um papel cada vez mais relevante no Estado Democrático de Direito brasileiro através de relatórios técnicos que embasam as ações da administração pública, sempre buscando o bom uso dos recursos. É importante dar visibilidade a isto”, pontuou.

Ao final da webinar, o presidente da AudTCESP, Christian Campinas, trouxe a reflexão sobre o árduo trabalho de campo realizado pelo auditor. Ele exemplificou que em muitas cidades do interior de São Paulo o único embasamento que o gestor público tem vem dos relatórios das auditorias periódicas, já que não há servidores com conhecimentos técnicos adequados para este trabalho. Enalteceu, também, o esforço hercúleo dos auditores em tempos de pandemia: “há mais de um ano temos limitação para continuarmos trabalhando e tivemos que nos reinventar, mas não deixamos de realizar esse trabalho tão importante para os cidadãos brasileiros”, avaliou.

Assista ao evento na íntegra:

Fernando Morini, auditor do TCMSP e presidente do AudiTCMSP

Gilson Piqueras, auditor de Controle Externo do TCMSP e Coordenador Técnico da EGC

Evento comemorativo marca o dia do auditor de controle externo