Assessoria de Imprensa, 21/01/2021

A Rede Nossa São Paulo divulgou o resultado da sua pesquisa “Viver em São Paulo: Qualidade de Vida”, edição 2021. Segundo o estudo, divulgado na última quinta-feira (20/1),pelo segundo ano consecutivo a percepção de melhora na própria qualidade de vida pela população é baixa.

Porém, mesmo que a maioria dos cidadãos procurem sair da cidade, esse desejo caiu em relação aos últimos anos, uma vez que em 2019 e 2020 essa vontade era de 64% e 60%, respectivamente, e em 2021 houve uma queda para 57%. Dentre as principais qualidades de São Paulo, o povo ressalta as oportunidades, o vasto mercado de trabalho e o entretenimento. Entretanto, o que ainda mantém mais da metade da população querer se mudar é o fato do alto índice de violência, criminalidade e o trânsito.

Em relação à gestão municipal, a avaliação negativa da administração municipal cresceu dez pontos em relação aos anos anteriores e esse aumento é visto na maioria das regiões. Além disso, a maior parte dos paulistanos continua considerando a administração municipal pouco ou nada transparente, tendo um aumento de sete pontos em relação aos anos anteriores.

Ademais, para 46% da população não existe integração entre a gestão municipal de São Paulo e dos demais municípios da região metropolitana. Além de que, 51% dos paulistanos acreditam que a qualidade de vida seria melhor se a capital tivesse papel de liderança nessa integração.

Todavia, os serviços de zeladoria prestados pela prefeitura obtiveram uma nota média satisfatória, mesmo que ainda majoritariamente negativa. Sendo um grande destaque desses serviços a coleta de lixo, que foi elogiada em todas as regiões.

No tópico “Participação Social e Política”, é visto que mais da metade dos paulistanos declara não ter qualquer participação na parte política da cidade. Além do mais, dentre os que participam, existe uma alta queda na parcela de quem assina petições, já que agora dividem o ranking com o compartilhamento de notícias pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Clique aqui e acesse a íntegra da pesquisa.