Assessoria de Comunicação, 30/10/2023
“Terapia: quais os benefícios que esse cuidado especializado pode oferecer?”: esse foi o tema de seminário virtual promovido sexta-feira (27/10) pelo projeto Ecos do Comportamento. A iniciativa apresentou abordagens e noções sobre a questão, visando compreender a importância da terapia para a vida das pessoas no mundo atual. A temática é atual, pois o número de indivíduos que desenvolveram transtornos mentais registrou aumento expressivo, particularmente em decorrência da pandemia de Covid-19. O evento ao vivo teve transmissão pelo canal da EGC no YouTube.
A webinar integra a série do programa Ecos do Comportamento de 2023, que é resultado de sólida parceria entre a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), a Gestão das Relações do Trabalho (GRT) e o Serviço de Saúde do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), além da ASTCOM, que gerencia a lista de contatos de profissionais para atendimento aos servidores. O objetivo da proposta é trazer ao debate temas importantes para o autoconhecimento, além de ferramentas para ajudar gestores e membros de equipes a usar as competências profissionais dos membros de suas equipes, visando aperfeiçoar o ambiente de trabalho nas organizações por meio de ações que propiciem o desenvolvimento das potencialidades do servidor, melhorando a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores.
O seminário contou com a participação da psicóloga e terapeuta clínica comportamental Márcia Amyuni; da psicoterapeuta Márcia Barone; e do psicólogo psicodramatista Antonio Granjeiro. A mediação foi da gestora das Relações do Trabalho do TCMSP, Luiza Correia Hruschka, mestra em Administração, instrutora da EGC e especialista na elaboração de programas de desenvolvimento de competências comportamentais aos diversos níveis hierárquicos da organização.
Após o período mais intenso da pandemia do coronavírus, as temáticas de saúde mental e de autocuidado estão cada vez mais ganhando projeção e espaço de debate nas sociedades modernas. De acordo com a mediadora, para tratar desse assunto o programa Ecos do Comportamento aborda a importância da terapia para a vida não apenas dos portadores de algum distúrbio psíquico, mas também do conjunto de pessoas que compartilham de sua rotina diária.
Na apresentação dos participantes da webinar, Luiza destacou que “o tema proposto tem tudo a ver com a sociedade atual e que nunca foi tão importante como agora cuidar da vida e da saúde mental”. Segundo ela, o entendimento comum na sociedade considera que a Psicologia, como parte das Ciências Humanas, compreende o estudo do ser humano a partir de suas produções e relações sociais. Dentro desse contexto, o conceito de terapia é uma forma de tratamento que visa identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir as formas de lidar com as questões da sua vida. Mas para isso, é fundamental desmistificar e compreender o processo da terapia.
Em sua primeira participação, Márcia Barone informou que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. Complementando, Antonio Granjeiro destacou que recente pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que existem atualmente no mundo cerca de um bilhão de pessoas portadoras de doenças mentais. De acordo com avaliação de Márcia Amyuni, por permitir a busca do autoconhecimento, num processo de mão dupla, a resistência vem caindo por parte de quem procura ajuda na terapia.
Orientados pela mediação do seminário, os participantes procuraram responder a dúvida de que momento se deve buscar ajuda da terapia. Para a terapeuta clínica comportamental Amyuni, a pessoa deve analisar profundamente os sintomas e procurar tratamento antes que o problema de saúde emocional se instale, com o que concordou a psicoterapeuta Barone, destacando que nessa fase o quadro deixa de ter aspecto pontual, mudando para sintomas mais graves.
Com o objetivo de esclarecer a audiência, Luiza questionou sobre a existência de escolas diferentes de psicologia, suas ferramentas e métodos de cada uma delas para o tratamento de distúrbios mentais. Ficou claro que as terapias são divididas em muitas linhas, teorias e abordagens, sendo que dados recentes indicam que atualmente existem mais de 150 tipos de terapias, que estão disponíveis para a escolha dos pacientes, contando para isso com a avaliação profissional de psicólogo devidamente habilitado.
De acordo com Granjeiro, a Psicodrama compara a vida do paciente com o palco de um teatro para superar os dramas existenciais. Para Barone, a psicanálise tem abordagem com foco na recepção das pessoas, trabalhando questões do subconsciente do paciente. Já Amyuni, considerou que a Terapia Cognitivo Comportamental possui inúmeras comprovações de sua eficácia por meio de estudos empíricos, trabalhando com as crenças individuais. Os psicólogos a recomendam principalmente para tratar problemas específicos e atuais do paciente. É utilizada para solução de diversos transtornos psicológicos, principalmente, os que dependem de uma nova interpretação de eventos que desencadeiam comportamentos padrão ou repetitivos.
Na parte de encerramento do seminário, cada participante apresentou suas considerações finais, quando destacaram a importância da realização do evento on-line, o que permitiu a interação via chat com perguntas e considerações da audiência e também da responsável pela mediação. Na oportunidade, o gestor do Serviço de Saúde do TCMSP, Manoel Santana, agradeceu a participação dos palestrantes, quando informou que pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que para cada um dólar gasto na prevenção de problemas psicológicos, há um retorno de quadro dólares decorrentes dos investimentos, comprovando, segundo ele, “que existe uma correlação direta entre saúde mental e saúde física”.
A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP promove gratuitamente eventos culturais, de ensino e de atualização, permitindo diferentes meios de formação, além de cursos sem cobrança de taxa de inscrição, matrícula, mensalidade ou quaisquer outros valores, dentre outras iniciativas educacionais.
Essa atividade, bem como o registro de diversos outros eventos, permanece disponível para consulta no momento mais conveniente ao interessado por meio da página do Youtube da EGC.
Confira a íntegra da palestra: