Comunicação, 19/03/2024
Já está no ar a nova edição do Pod Observar que debate igualdade de gênero e celebra o Dia Internacional da Mulher. Este sétimo episódio do podcast do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) ouve Susana Maria Fontes de Azevedo Freitas, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE).
Trata-se de uma das poucas mulheres a presidir um dos 33 Tribunais de Contas do Brasil. Nessa condição, Susana Freitas fala sobre um relatório que apontou a baixa representatividade feminina no controle externo e no mundo político nacional, um ambiente ainda dominado pela presença masculina.
Segundo ela, “o levantamento revela que, na eleição de 2022, foram poucas as mulheres eleitas para o Congresso Nacional, e apenas duas governadoras entre os 27 eleitos; no controle externo, os homens respondem por 88 por cento dos cargos de conselheiros titulares, diante de apenas 12 por cento de mulheres”.
Diante desse quadro, Susana Freitas destaca a criação de grupo de trabalho específico para o enfrentamento à desigualdade de gênero no âmbito da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Esta edição do programa “Pod Observar” está disponível no canal do Spotify, no Portal do Observatório, e no Portal da EGC.