Comunicação, 18/04/2024
O programa Ecos do Comportamento recebeu terça-feira (16/04) o psicólogo Henrique Santana para debater o autoconhecimento, a essência da liderança e o caminho da liderança autoral. Ele destacou que entre as práticas da liderança autoral estão ações como trabalhar o autoconhecimento; gerar significado e contexto; criar rotina de relação com a equipe; descobrir o que gera felicidade; e a construção de resultados significativos. O evento foi apresentado ao vivo e teve transmissão pelo canal da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) no YouTube.
A exposição do tema foi bem articulada e feita pelo psicólogo Henrique Santana, que tem na bagagem uma experiência de mais de 20 anos como consultor, tendo atuado em diversas posições como empreendedor social, empresário, CEO, gerente de gestão de pessoas, colaborador, consultor, treinador/docente e coaching de diversas organizações públicas, privada e do terceiro setor, além de ter treinado mais de 22 mil líderes e cerca de 12 mil equipes desenvolvidas.
Como psicólogo com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Henrique Santana é Mestre em Biologia Cultural com Humberto Maturana, pela Escuela Matriztica e Universidad Mayor do Chile, tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela PUC/RS. É professor da Escola Nacional da Administração Pública, com certificação em Segurança Psicológica, Mediação de Conflitos e Gestão da Mudança, especialista em dinâmica dos grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Trata-se de profissional com ampla experiência na construção de processos de aprendizagem e em transformação de indivíduos, equipes e organizações.
Na sequência, Henrique Santana abordou o tema do encontro, destacando “as oito práticas essenciais para a liderança autoral, sendo que cada uma dessas práticas se desdobra em diversas questões, como segurança psicológica, comunicação assertiva, metas e monitoramento, entre outras”. De modo didático, o especialista detalhou o roteiro das práticas do seguinte modo: “invista tempo para seu autoconhecimento e compreenda a relação entre suas atitudes e seus resultados; crie significado e contextos para o desenvolvimento do trabalho e lembre-se que o ser humano se engaja quando tem significado e age de forma segura ao entender o contexto; crie uma rotina com espaços para se relacionar com sua equipe, pois sem relação, não há conexão, liberdade e aprendizagem”.
Na continuidade do roteiro com as práticas para a liderança autoral, o palestrante ensinou o que se deve levar em consideração: “trate as pessoas como adultos, porque se tratar como crianças, elas agirão como crianças; tenha uma equipe diversa e com poder, já que a inovação e a aprendizagem surgem dessa combinação; descubra o que gera felicidade e bem-estar para sua equipe, uma vez que a felicidade aumenta todos os indicadores dentro de uma equipe; use dados para identificar padrões e a intuição para compreender os dados; e, finalmente, construa resultados significativos, pois cada um deve trabalhar para obter pelo menos um resultado positivo”.
No encerramento da live, Henrique Santana respondeu as questões formuladas pelos participantes virtuais e, em seguida, apresentou suas considerações finais, quando se colocou à disposição para atender consultas e esclarecer dúvidas sobre o tema da palestra.
A webinar foi mediada pela gestora da unidade de Gestão das Relações de Trabalho (GRT) do TCMSP, Luiza Correia Hruschka. Ela informou que “a proposta do programa Ecos do Comportamento é a de apresentar para debate diversos temas atuais e que são importantes na área do conhecimento comportamental para gestores e equipes. Nesse sentido, essa palestra coloca em pauta os conceitos e princípios que definem a essência da liderança, ao mesmo tempo em que apontam o caminho da liderança autoral”, disse a gestora do GRT.
O programa Ecos do Comportamento é resultado de parceria firmada entre a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas e a unidade de Gestão das Relações de Trabalho do TCMSP. A mediadora do evento reafirmou que a webinar passa a integrar a trilha de capacitação que é e colocada à disposição dos servidores do TCMSP.
Vale pontuar que a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP promove gratuitamente eventos culturais, educacionais e de atualização por diferentes meios de formação, além de cursos sem a cobrança de taxa de inscrição, de matrícula, mensalidade ou quaisquer outros valores, dentre outras iniciativas acadêmicas.
Essa atividade, bem como o registro de diversos outros eventos, permanece disponível para consulta ao público interessado por meio a página da EGC no Youtube.
Confira a íntegra da palestra.