Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Assessoria de Imprensa, 11/07/2017

A cidade de São Paulo possui hoje 32 prefeituras regionais que atendem desde as demandas de serviços até as pequenas obras de suas respectivas regiões. A tarefa de zeladoria, um dos braços da prefeitura regional, é vista entre as mais relevantes, já que se refere à manutenção do bairro. Para debater o assunto, a Escola de Contas do TCMSP organizou na última sexta-feira, 07 de julho, um workshop sobre os “Desafios de Zeladoria numa Prefeitura Regional”, com os prefeitos regionais do Ipiranga, Amândio Martins, e do Jabaquara, Maria de Fátima Marques Fernandes. Também participou do evento o secretário executivo da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, Alexandre Modonezi.

Segundo Martins, o que diverge de uma unidade para outra é a zeladoria, ou seja, a manutenção nos bairros, a limpeza pública, a conservação de jardins e de áreas verdes de pequena extensão. “A composição de uma prefeitura regional em si é igual”, afirma.

Considerando os indicadores da análise de clusters (agrupamento de funções urbanas) da cidade, Modonezi exemplificou três prefeituras regionais que não se enquadram com nenhuma outra. “Parelheiros, que possui muitas ruas e grande hidrografia. Butantã, com grandes áreas verdes – é a prefeitura com maior quantidade de árvores na cidade de São Paulo – e Capela do Socorro, pela quantidade de área e população que tem”, concluiu.

A prefeita Maria de Fátima relatou as condições daquilo que lhe foi apresentado para sua gestão, sendo um dos grandes desafios o desemprego. “Nós temos muita gente desempregada, que não consegue ir até a prefeitura regional por falta de recursos."

Jabaquara apresenta grande demanda de serviços. Segundo ela, o foco é otimizar os recursos e a verba pública sem deixar de melhorar a qualidade daquilo que é prestado. "O objetivo da prefeitura regional, como já dito aqui, é descentralizar, desconcentrar e democratizar os serviços. Pensando nisso, a gente resolveu trabalhar em um projeto chamado ‘Coopera Jabaquara’”, afirmou.

zeladoria 1

Maria de Fátima Marques Fernandes e Amândio Martins, prefeita regional do Jabaquara e prefeito regional do Ipiranga, respectivamente.

De acordo com o site da Prefeitura de São Paulo, “o programa aposta no conceito de atendimento itinerante, em que a administração vai até o cidadão. Nele, o distrito do Jabaquara é dividido em 12 setores que, ao longo do ano, receberão visitas periódicas de uma força-tarefa da Prefeitura Regional e dos demais parceiros. A cada visita, equipes ficam concentradas durante uma semana em um setor, prestando serviços relacionados às questões locais. Nesse período, cada parceiro organiza sua forma de contribuição ao projeto, atuando ao lado dos funcionários da Prefeitura e agregando competências específicas”.

Por fim, Amândio Martins salientou que a chave para uma gestão de qualidade está na identificação das pressões. “Elas, geralmente, procedem de sociedades organizadas, condições climáticas, governo ou Câmara Municipal, conselhos, munícipes, mídia, política, economia e órgãos de controle.” Para ele, ao administrá-las, os desafios serão resolvidos.

Para assistir à palestra, basta acessar o canal da Escola de Contas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=fuD3fDZ0xvc.