Wagner Dal Medico
Fizemos uma breve apresentação da origem da norma ISO 9000 no artigo anterior e dissemos que a International Organization for Standardization - ISO fornece um conjunto de normas para facilitar a implantação do sistema de gestão da qualidade nas organizações
Preliminarmente cabe esclarecer que a notação dada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para identificação das normas obedecem a seguinte construção:
- ABNT – representante da ISO internacional no Brasil, que traduz e divulga as normas editadas por aquele organismo;
- NBR – aplicável em todo território brasileiro;
- ISO – sigla do International Organization for Standartization editor da norma;
- Código da norma – representado pelo número que a caracteriza; e
- Ano – ano de sua edição
Exemplos:
- ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos.
- ABNT NBR ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental - Requisitos com orientação para Uso.
Na visão sistêmica do processo de gestão da qualidade, a ISO 9000 apresenta um conjunto de princípios que esclarecem e orientam a organização para formatação de um sistema gerencial de qualidade.
A organização aplica os requisitos mínimos da norma e formata o sistema de gestão que melhor se adequa ao seu porte, ao ambiente em que atua, às exigências de seus clientes e às expectativas dos demais elementos envolvidos em suas atividades.
A garantia de que os resultados alcançados são os esperados por todos os envolvidos, ao longo do tempo, é o que configura “a qualidade”.
Das normas apresentadas pela série ISO 9000 cabe destacar que somente a norma ISO 9001 possibilita a certificação por entidade certificadora externa credenciada.
A seguir apresentamos as normas da família ISO 9000:
- ISO 9000 - Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário.
- ISO 9001 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos.
- ISO 9004 – Gestão para o sucesso sustentado de uma organização – Uma abordagem da gestão da qualidade.
- ISO 10001 – Gestão da Qualidade – Satisfação do cliente – Diretrizes para códigos de conduta para organizações.
- ISO 10002 - Gestão da qualidade – Satisfação do cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
- ISO 10003 - Gestão da qualidade — Satisfação do cliente — Diretrizes para a resolução externa de litígios das organizações.
- ISO 10005 - Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para planos da qualidade.
- ISO 10006 - Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para a gestão da qualidade em empreendimentos.
- ISO 10007 - Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para gestão de configuração.
- ISO 10012 - Sistemas de gestão de medição – Requisitos para os processos de medição e equipamentos de medição.
- ISO/TR 10013 - Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade.
- ISO 10014 - Gestão da qualidade – Diretrizes para a percepção de benefícios financeiros e econômicos.
- ISO 10015 - Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento.
- ISO/TR 10017 - Guia sobre técnicas estatísticas para a ABNT NBR ISO 9001:2000.
- ISO 10019 - Diretrizes para a seleção de consultores de sistemas de gestão da qualidade e uso de seus serviços.
- ISO/TS 16949 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos particulares para aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 para organizações de produção automotiva e peças de reposição pertinentes.
- ISO 18091- Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em prefeituras.
- ISO 19011 - Diretrizes para auditorias de sistema de gestão.
A organização que decidir desenvolver o sistema de gestão pela qualidade deve procurar a ABNT, adquirir as normas e buscar orientações de como fazê-lo.
Referências
http://academiaplatonica.com.br/2011/gestao/iso-90012008-sistemas-de-gestao-da-qualidade/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Padroniza%C3%A7%C3%A3o
Palavras-chave: gestão de qualidade, qualidade, sistema da qualidade
*Wagner Dal Medico possui Mestrado em Administração e leciona as disciplinas Gestão dos Recursos na Área Pública, Indicadores de Desempenho, Programa 5S e Sistema de Gestão pela Qualidade.
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