Wagner Dal Medico
Este é o primeiro de uma série de artigos sobre a norma ABNT NBR ISSO 9001, que tem por objetivo apresentar os principais aspectos que envolvem a normatização dos processos de gestão como ferramenta para as organizações brasileiras.
Trata-se de revisão bibliográfica tomando como principal referência a própria norma editada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas -, assim como estudos e comentários de outros autores os quais referenciamos ao final do artigo.
Origem do Sistema de Gestão da Qualidade
A Revolução Industrial, ocorrida entre 1760 e 1830, aumentou a escala produtiva com o surgimento da linha de produção, diminuindo os custos e aumentando o consumo de produtos industrializados.
Ela trouxe mudanças significativas nos processos produtivos e no modo de consumo da sociedade, resultando em melhoria na qualidade de vida das pessoas à medida que ampliavam o atendimento de suas necessidades. Era necessário manter as características do produto, através do estabelecimento de critérios que garantissem o atendimento das expectativas dos clientes.
Surgiu daí a necessidade de estabelecer parâmetros que mantivessem esses padrões de produção, dando surgimento às normas e regras para o fornecimento de peças e outros insumos para a produção.
Tais procedimentos surgiram na Inglaterra no início do século 20, com as normas editadas em 1901 pela BSI Group – British Standarts. Surgiram, ainda:
• 1922 – IEC – International Electrotechnical Commission
• 1926 – ISA – International Federation of the National Standardizing Associations
• 1946 – ISO – International Organization for Standardization
ISO são as iniciais de International Organization for Standardization, organização criada em 1946 por representantes de 25 países, que se reuniram em Londres com o objetivo de coordenar internacionalmente a unificação dos padrões produtivos industriais.
Embora popularmente se acredite que a expressão "ISO" é a sigla de "International Standards Organization", na realidade o nome nasceu da palavra grega "????" ("isos"), que significa igualdade. A escolha do nome ISO reflete assim o objetivo da organização que é a padronização entre as diversas culturas.
A ISO iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 em Genebra, na Suíça, e hoje está presente em 164 países distribuídos por categorias:
? Corpo de Associados - entidades ou instituições representativas do standarts em cada país. Estes são os únicos membros da ISO que têm direito a voto.
? Membros Correspondentes - países que não têm instituições ou entidades que gerem os standards desse país. São informados dos padrões em cursos.
? Membros Subscritores - países de economias muito pequenas. Pagam taxas reduzidas de associado e podem acompanhar os trabalhos de desenvolvimento dos standards.
Assim temos em alguns países entidades ou instituições representativas do “standarts” produtivos:
• Alemanha - Deutsches Institut für Normung e.V. (DIN)
• Angola - Instituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ)
• Brasil - Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
• Estados Unidos - American National Standards Institute (ANSI)
• Moçambique - Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ, em inglês)
• Portugal - Instituto Português da Qualidade (IPQ)
Como órgão de normas internacional, a ISO, em 1987 decidiu adotar uma norma inglesa que tratava de sistema de gestão da qualidade. Essa norma era conhecida como BS 5750 da BSI, dando origem à ISO 9000.
A ISO 9000 passou pelas seguintes revisões:
? ISO 9000:1987, dividida da seguinte forma:
• ISO 9001:1987 – Modelo de garantia da qualidade para design, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviço;
• ISO 9002:1987 – Modelo de garantia da qualidade para produção, montagem e prestação de serviço;
• ISO 9003:1987 – Modelo de garantia da qualidade para inspeção final e teste
? ISO 9000:1994
? ISO 9001:2000
? ISO 9001:2008
? ISO 9001:2015
Cabe ressaltar que, constituindo o que se designa por família ISO 9001, a ISO fornece outras normas que auxiliam os gestores a implantarem e manterem os seus respectivos sistemas de gestão da qualidade total, que apresentaremos no próximo artigo.
Referências Bibliográficas
• ABNT - NORMA ABNT NBR ISO 9001.2008.pdf
• http://academiaplatonica.com.br/2011/gestao/iso-90012008-sistemas-de-gestao-da-qualidade-requisitos-0-introducao/
• http://www.revision2015.com/pt-pt/category/entender/iso-90012015-quais-sao-as-principais-mudancas/
Wagner Dal Medico possui Mestrado em Administração e leciona as disciplinas Gestão dos Recursos na Área Pública, Indicadores de Desempenho, Programa 5S e Sistema de Gestão pela Qualidade – Norma ABNT NBR ISO 9001