Modelo 3D de projeto de obras é aposta do TCM para capital

Por: Felipe Blesa - www.dci.com.br

Conceito para elaboração de planejamento de obras possibilita utilização de orçamento mais realista, além de dificultar práticas de desvio de dinheiro

tcm DCI

São Paulo - O Tribunal de Contas do Município (TCM) promove, hoje (23), evento para discutir a utilização do conceito Building Information Modeling (BIM) para realização de obras públicas. Modelo pode reduzir custos e tempo de execução em 30% e 50%, respectivamente.

O evento tem início às 9h, na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município, podendo ser acompanhado ao vivo em sua página no facebook (https://www.facebook.com/escoladecontas).

De acordo com José Roberto Mastroeni, engenheiro civil e agente de fiscalização do órgão, a utilização do conceito BIM proporciona a integração de todas as etapas, desde a elaboração do projeto, definição de material, até a construção.

"Com apoio do BIM, é possível deixar o orçamento mais próximo do real. Quando você realiza os estudos para o projeto, os custos são calculados automaticamente. Se você altera alguma coisa, o orçamento também é alterado porque essas etapas estão interligadas", explica.

A diretoria de novos negócios da Trimble Brasil, provedora de tecnologia, Fátima Gonçalves, aponta como diferencial do conceito, em relação ao tradicional modelo bidimensional, ou de linhas, a integração de todas as etapas da obra, que permite perceber e corrigir os erros durante a produção, sem a necessidade de realizá-la durante sua execução, como acontece hoje, o que resultaria no aumento de custos.

Segundo ela, a execução de todas as etapas no processo, proporciona maior qualidade e reduz pela metade o tempo do processo em até 30% seus custos, devido à precisão do modelo que permite aproximar os dados do projeto da execução da obra.

Cenário

Já utilizada de maneira recorrente no exterior, Mastroeni destaca que, apesar das vantagens, a técnica ainda é pouco utilizada no país, com adesão apenas de algumas da grandes construtoras atuantes no país.

O agente de fiscalização do TCM afirma que a proposta do evento é apresentar para as construtoras municipais o Building Information Modeling, para que estas possam aderir e, por consequência, utilizá-lo em obras na cidade.

"Queremos um parque de projetistas em BIM, mas para isso precisamos que as empresas adotem o modelo."

A expectativa do representante do TCM é de que a partir de 2018, a gestão municipal inicie estudos para a criação de um Parque para projetistas de BIM.

Fiscalização

Com a adesão ao modelo, Mastroeni acredita que episódios de superfaturamento de obras ou desvio de recursos tornem-se mais raros, devido à centralização e divulgação de informações detalhadas das obras. "Ele [BIM] melhora a gestão dos projetos, além de facilitar o acesso à informação, o que inibe os desvios de conduta", conclui.