Assessoria de Imprensa, 25/05/2020
A edição 42 do Boletim Informativo Coronavírus repercute manchete de hoje (25.05) da rede de notícias CNN sobre o primeiro transplante de pulmão em paciente com o novo coronavírus, realizado com sucesso na Universidade Médica de Viena, na Áustria. O boletim divulgado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo reúne, diariamente, as principais notícias sobre a pandemia publicadas na imprensa internacional.
De acordo com os médicos austríacos, o paciente de 45 anos com Covid-19 estava com boa saúde e sem doenças prévias antes de contrair o vírus. Os especialistas informaram que os sintomas do doente se agravaram dramaticamente e ele não teria sobrevivido sem o transplante.
Na Coreia do Sul o diário The Korea Herald divulga que o medicamento remdesivir, desenvolvido pela empresa de biofarmacologia norte-americana Gilead, se tornou padrão no tratamento de pacientes com Covid-19. "A partir de agora, todas as atividades de desenvolvimento da terapia para o novo coronavírus devem provar sua eficácia em comparação ao remdesivir", afirma o professor de medicina Oh Myoung-don.
O Japão suspende o estado de emergência, imposto em razão do novo coronavírus, nas últimas prefeituras onde a medida ainda estava em vigência, segundo o jornal The Japan Times. A capital japonesa, Tóquio, e as vizinhas Saitama, Chiba, Kanagawa e Hokkaido continuavam sob emergência apesar dos bloqueios terem sido removidos na maior parte do país em meados deste mês. O Japão conseguiu “achatar a curva” de contágio e reduzir o número de novos casos da pandemia após um mês de meio sob estado de emergência, sem ter implementado o lockdown.
Pela agência BBC, em Londres, vem informação da reabertura gradual das escolas na Inglaterra, a partir de 1º de junho, conforme pronunciamento do primeiro-ministro, Boris Johnson. De acordo com o primeiro-ministro a reabertura das escolas é uma parte crucial da próxima fase de resposta do governo à pandemia.
O Boletim também traz notícias veiculadas na imprensa chinesa, francesa, espanhola e italiana.
Veja aqui a edição 42 do Boletim Informativo Coronavírus