Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assessoria de Imprensa, 12/03/2021

Nesta quinta-feita (11/3), foi realizada, em ambiente virtual, a palestra “Trilhas de aprendizagem e curadoria de conhecimentos: novos caminhos para o treinamento individualizado na era do microlearning”. O evento, organizado pela Gestão de Relações do Trabalho do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e da Escola de Gestão e Contas Públicas do mesmo Órgão, teve o apoio do Fórum Nacional do Instituto Rui Barbosa (IRB). 

 

O palestrante, na ocasião, foi Pedro Paulo Carbone, professor, consultor e pesquisador em gestão de RH há mais de 35 anos. Também é diretor executivo do Instituto Inteletto Consultoria, voltado para o desenvolvimento de competências. A mediação ficou por conta da gestora das Relações do Trabalho do TCMSP e professora de pós-graduação da EGC, Luiza Correia Hruschka, e do coordenador técnico da EGC e auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Gilson Piqueras Garcia.

O tema central da palestra foi o microlearning, em tradução livre, micro aprendizagem, que é uma abordagem de ensino que oferece pequenas doses de conhecimento em curtos espaços de tempo, transmitindo conteúdos complexos divididos em sessões. Para isso, surgiu uma nova metodologia de ensino/aprendizagem, denominada “Trilhas de aprendizagem e curadoria de conhecimento”.

Abrindo o evento, Luiza iniciou falando que essa é a sexta webinar da série “Ecos do Comportamento”, que tem como objetivo trazer temas importantes para o desenvolvimento de gestão de pessoas nos órgãos públicos. Para ela, a palestra tem um significado muito importante, pois o mundo está em constante mudança, e o sistema educacional tem que se adaptar a esta realidade dinâmica e instável. “O tempo de todos na atualidade é muito precioso, e as necessidades de aprendizagem são individuais e únicas”, explicou a gestora de Relações do Trabalho.

Segundo o coordenador da EGC, Gilson Garcia, o tema é de grande interesse tanto para o público em geral como para os servidores dos tribunais de contas brasileiros. “Por ser um tema muito recente, organizamos esta palestra para clarear o assunto e sanar dúvidas existentes”, afirmou.

Para Carbone, hoje há uma multiplicidade de fornecedores de conteúdo on line, o que gera um bombardeio de informações. A metodologia “Trilhas de aprendizagem” surge para ordenar este conhecimento múltiplo. “Precisamos organizar o consumo e o desenvolvimento dos estudos para corresponder à complexidade do mundo contemporâneo”, afirmou o palestrante.

Ainda de acordo com o especialista em gestão de RH, nesse cenário também nasceu a necessidade da “Curadoria de conhecimento”. “O curador tem o papel de contextualizar as informações, fazendo um recorte direcionado para o aprendizado de cada indivíduo, respeitando seus interesses, seu tempo e suas necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional”, disse Carbone.

Durante o evento, o consultor e especialista de Tecnologia da Informação da Inteletto Consultoria, Diego Reis, apresentou um modelo de plataforma de gestão de conteúdos da “Trilhas de aprendizagem e curadoria do conhecimento”. Ao final, perguntas dos internautas foram respondidas.

Assista a webinar na íntegra: 

 

Os mediadores, Luiza Hruscka e Gilson Piqueras

O palestrante, Pedro Carbone


Diego Reis, especialista em TI da Inteletto Consultoria

 

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!