Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Assessoria de Imprensa

Com o apoio do Fórum Nacional do Instituto Rui Barbosa (IRB), a unidade de Gestão das Relações do Trabalho (GRT) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), em conjunto com a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), promoveu, nesta terça-feira (20/04), o 7º encontro do “ECOS do Comportamento”. Essa série de encontros tem como objetivo trazer a debates assuntos importantes para Gestores e servidores, inclusive Gestores da área de pessoal ou ainda Gestores da área de RH. O tema do encontro foi: “Mindset para Crescimento no Século XXI”. 

A abertura do evento foi feita pela gestora da GRT e professora de pós-graduação da EGC, Luiza Correia.

 

A palestrante convidada foi Claudia Saad Rososchansky, psicóloga com especialização em neuropsicologia, MBA e Mestra em Administração. Fundadora da consultoria Ampliar Talentos, atua como mediadora de Conflitos e Coach Executiva e de Carreira. É Professora e Coach da Fundação Dom Cabral, na pós-graduação e MBA, nas disciplinas de mediação de conflitos, mindset global e neuroliderança. 

 
Ao apresentar a palestrante, Luiza Correia destacou que é missão do debate levar para outros órgãos públicos, e para a sociedade em geral, a importância da evolução das competências comportamentais, pois essa é uma das formas de mudar a cultura organizacional. 

 
Referindo-se às grandes mudanças que estamos enfrentando atualmente em nossa história por conta da pandemia, a moderadora passou a palavra para a convidada com o seguinte questionamento: “como podemos compreender esse momento que estamos vivendo?”

 
Em resposta, Claudia Saad afirmou que existe um termo que marca o que estamos vivendo hoje: “mundo VUCA” - palavra criada pelos militares americanos, no final da década de 80, para contar como eles imaginavam que seria o mundo após a Guerra Fria.

 
De acordo com a palestrante, VUCA seria composta pelas iniciais das seguintes palavras: volátil, incerto (do inglês: uncertain), complexo e ambíguo. “E devido à pandemia, nós entendemos o sentido dessa palavra de dentro da nossa própria casa”, comentou. 

 
Saad disse que, diferentemente do que acontecia antes, quando podíamos ter algum tipo de previsibilidade, hoje, até as próprias definições de “como é uma família?”, “como a gente trabalha?”, acabaram mudando muito, nos colocando em novos paradigmas. E muitas modificações serão vistas ainda, pois estamos em um processo de “digitalização”, que é o uso da tecnologia num ritmo muito diferente do que era antigamente, trazendo novos impactos para a sociedade. 

 
Durante a conversa, Luiza Correia questionou a palestrante: “devemos esperar mais alguma mudança expressiva nesse mundo VUCA?” Como resposta, Claudia Saad afirmou que, de acordo com estudos, há uma estimativa de que durante os próximos anos serão eliminados 85 milhões de empregos no mundo, principalmente os que podem ser substituídos por máquinas. Mas, também haverá a necessidade de especialistas digitais para manusear essa tecnologia. 

 
De acordo com a palestrante, “mundo VUCA” já existe há um tempo, porém, devido a pandemia, muitas coisas aconteceram e acabamos nos dando conta da aceleração do processo “mundo real e mundo virtual”. Escancarando um processo de evolução nunca visto antes.

 
Luiza Correia pontuou também as importantes mudanças que vêm ocorrendo nas áreas pública e privada. A moderadora comentou acerca da grande evolução que já pode ser notada dentro do próprio TCMSP, “pois não tem como esperar que as coisas aconteçam de forma passiva, causando falta de espaço nas áreas de trabalho”.

 
Em prosseguimento à palestra, Saad explicou que “mindset” ou “mentalidade” tem o mesmo significado: um conjunto de pensamentos, crenças, muitas vezes imperceptíveis, que determinam a forma como nos sentimos e nos comportamos. O jeito como lidamos com os fracassos e desafios enfrentados também está ligado a questão do mindset.

 
O mindset é uma questão muito importante a ser discutida, segundo a palestrante, pois estamos falando de um mundo em evolução, que sempre se transformou, mas não na velocidade que estamos vendo atualmente. Mesmo sendo protagonistas dessas mudanças, o impacto sentido é grande, disse.

 
Para a palestrante, o mindset nos faz questionar: “o quanto eu dou conta da vida?”

 
O processo de mentalidade se iniciou com pesquisas feitas pela psicóloga Carol Dweck, autora do livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”. A pesquisadora buscava entender o que predizia o sucesso. Segundo os estudos, o comportamento é mais preditor de sucesso do que habilidade ou QI.

 
Carol Dweck buscou entender, ainda, que tipo de atitude seria necessária para alcançar o sucesso. Nesse ponto, a psicóloga se deparou com duas possibilidades, dois tipos de mindset: Mindset de Crescimento ou Mindset Fixo.

 
Claudia Saad explicou, por meio de situações práticas, os tipos de mindset: “será que em algum momento da sua vida você já recusou um convite? Algum convite de trabalho? Algum convite para desenvolver um projeto? Algum convite para mudar de área? E você fez isso por estar com medo de que você não fosse capaz? Se em algum momento eu fiz esse tipo de movimento, talvez eu estivesse mais fixo”. Já para explicar o mindset de crescimento: “A pessoa vai se colocar sempre buscando melhorias contínuas. E diferente do fixo, a novidade é desafiante. Para ela mudar pode ser algo muito bom. Então, se você conhece alguém que não tem vergonha de dizer que não sabe, então essa pessoa está se posicionando mais como crescimento”.

 
Ao final da apresentação, a palestrante respondeu às perguntas formuladas pelos participantes que acompanharam o evento em tempo real.

 

 

 

A moderadora do evento, Luiza Correia

 

A palestrante é psicóloga com especialização em neuropsicologia

 


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!