Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 25/11/2020

A Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou, na segunda-feira (23/11), por meio da plataforma Google Teams, a banca final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das alunas Luciana Santos Dantas e Susan Hayden Pearson Mendoza, do curso de Especialização em Gestão e Controle Externo das Contas Públicas.

tcc 23 11

O trabalho tratou da temática: “A praça pública no município de São Paulo e o Controle Social”, e contou com a orientação do Dr. Gilson Piqueras Garcia, que também presidiu a banca.Além dele, estavam presentes na comissão julgadora, a Dra. Mariana Mencio e a Me. Gisela Coelho Nascimento.

A apresentação teve início com a aluna Suzan Hayden introduzindo o tema à banca: “O trabalho pretende apresentar a relação antagônica entre o poder público, administração pública e sociedade civil no quesito cuidado, manutenção e limpeza de praças públicas na cidade de São Paulo”.Ela ainda complementa que por meio do trabalho, constata-se que as praças públicas são um objeto de cobiça do poder público e também privado, sujeitas a intervencionismos, interesses esses que acabam se sobrepondo ao controle das sociedades locais, que são bem estruturadas e ainda assim não conseguem proteger os locais da praças.

Dando continuidade, a aluna Luciana falou acerca do objetivo do trabalho, que consiste em discorrer e transparecer o debate existente dentro das audiências públicas, do Ministério Público com o Controle Social, que muitas vezes se mostra resistente a acatar as mudanças propostas.

Quanto ao problema de pesquisa, uma praça específica foi escolhida, sendo ela a Praça Marechal Cordeiro de Farias, localizada no bairro do Pacaembu. Ao conversar com a Associação de Moradores, alguns problemas foram notados tanto em relação ao tombamento da praça como em questão de localização, visto que a mesma se encontra entre dois distritos (Consolação e Lapa) e entre duas subprefeituras (Sé e Lapa). Neste viés, foi constatada a falta de controle e de efetividade de controle social na preservação de áreas verdes e de restauração.

Por fim, as alunas falaram sobre qual a atual situação do entorno da Praça Pública que em 2012 apareceu nos jornais sob o risco de se tornar uma “minicracolândia”.Novamente, o controle social foi citado e desta vez em consonância com as vontades do poder público, ainda que as mudanças realizadas no local tenham se mostrado ineficazes.

A Professora Mariana Mencio iniciou sua avaliação comconsiderações gerais sobre o trabalho, dando algumas sugestões no sentido de desenvolvimento tanto sobre a apresentação oralquanto sobre a escrita.

Em seguida, a Me. Gisela Coelho complementou as recomendações da professora Mariana, fazendo apontamentos quanto à estrutura do trabalho e sobre alguns posicionamentos nele expostos.

Por fim, Dr. Gilson falou sobre a decisão da banca acerca da nota, comentando que algumas revisões deverão ser feitas.

A banca deliberou nota 7,5 ao TCC da dupla.


Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!