Assessoria de Imprensa

A Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promove na próxima segunda-feira, dia 8 de março, uma série de eventos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa data por meio das redes sociais da instituição. A partir das 10h, sob o tema “Mulheres e Desigualdade“, serão apresentadas palestras, que vão abordar as principais questões referentes ao universo feminino. Já no período das 15h às 17h, o evento no TCMSP vai tratar do tema “As mulheres no Controle Externo: experiências que fazem a diferença”.

O dia 8 de março é considerado uma das datas mais importantes na luta das mulheres para aprofundar as discussões relacionadas à questão de gênero. Nesse contexto, a temática "Mulheres e Desigualdade" vai tratar de aspectos da condição feminina, como a questão do trabalho; a mulher na política; e, o papel das mulheres nos movimentos sociais.

A palestra abordando a condição da "Mulher na Política" será apresentada pela antropóloga Carmela Zigoni, assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos, atuando nas agendas de transparência orçamentária, reforma do sistema político e equidade da raça e gênero. A convidada tem especialização em Gênero e Sexualidade pela Universidade de Amsterdã e em Avaliação de Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A temática da "Mulher no Trabalho" será desenvolvida por Giselle dos Anjos Santos, que atua como pesquisadora no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Ela possui graduação em História, mestrado em Estudos de Gênero e Teoria Feminista, e atualmente cursa o doutorado em História Social (USP). É autora do livro “Somos todas rainhas” e coautora do livro "Mujeres afrodescendientes en América Latina y el Caribe: Deudas de igualdad", organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Caberá a Edna Pereira Matos apresentar a palestra que tratará do tema "Mulheres nos Movimentos Sociais/Moradia". Ela é graduada em Ciências da Computação, com Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (USP). Desde 2013, coordena o movimento de moradia Povo em Ação, zona Sul. Colabora na coordenação do curso de extensão da Escola da Cidadania Olímpio Matos com tema: "Minha Casa e o Entorno" e "Saúde Natural ao Alcance das Mãos".

A mediadora desse evento será Maria Angélica Fernandes, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, e chefe de Gabinete da Presidência do TCMSP.

Ainda dentro das iniciativas que marcarão o Dia Internacional da Mulher está prevista a palestra virtual sobre “As mulheres no Controle Externo: experiências que fazem a diferença”. Na oportunidade, serão levados para debate temas como: desigualdade de gênero na vida profissional; representação política e ocupação de cargos de gestão; a vida profissional e a maternidade; diferenças raciais no mercado de trabalho; e, o papel das mulheres no controle externo e social.

Entre as participantes desse evento estarão Cristiana de Castro Moraes, eleita presidente do TCESP para o exercício de 2021; Cassyra Lúcia Corrêa Barros Vuolo, técnica de Controle Público Externo do TCE-MT; Denise Gomel, analista de Controle do TCEPR; Fernanda Galvão Bonilha, auditora de Controle Externo do TCMSP; Giselle de Oliveira Campos Ferreira, auditora de Controle Externo do TCMSP; Helane Christiane Mendes Cabral, assessora do Gabinete do conselheiro Domingos Dissei; Helga Monteiro Ventura, jornalista na Assessoria de Comunicação do TCMSP; Ivonete Silva Calado Farias, comandante da comissão permanente de segurança do TCMSP.

A palestra contará ainda com a participação de Luciana da Cunha de Castro Guerra, auditora de Controle Externo do TCMSP; Luiza Correia Hruschka, gestora das Relações do Trabalho do TCMSP; Maria Angélica Fernandes, chefe de Gabinete da Presidência do TCMSP; Maria Fernanda Pessatti de Toledo, assessora Jurídica na AJCE do TCMSP; Mariana de Luna Cury, coordenadora Processual do TCMSP; Priscila Borges, auditora de Controle Externo do TCMGO; Suelem Lima Benicio, professora na Escola de Gestão e Contas do TCMSP; Thaisse Craveiro de Souza Oliveira, assessora de qualidade e inovação do TCECE. A mediação desse evento será feita por Helen Cristina Steffen, auditora de Controle Externo do TCMSP.

Em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, as palestras terão transmissão ao vivo pelas redes sociais da Escola de Gestão e Contas do TCMSP e ficarão disponíveis para serem revistas a qualquer momento nas páginas do Youtube e do Facebook e também pelo site da instituição.