Assessoria de Imprensa

Um vídeo lançado pelo Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) faz parte dos esforços para explicar a importância de planejar e monitorar a imunização da população brasileira contra a Covid-19. Por meio dele pode-se tomar conhecimento de como o CNPTC está orientando os gestores públicos e esclarecendo a população sobre as medidas tomadas no enfrentamento à Covid-19, sobretudo em relação à importância de se estabelecer Planos de Vacinação.

Essas informações foram recolhidas e disponibilizadas por iniciativa dos Tribunais de Contas do país a partir de dois questionários respondidos pelas administrações públicas. Um deles destaca o planejamento e visa conhecer os planos de vacinação contra a Covid-19 ou serve de orientação para os municípios que ainda não formalizaram o planejamento. O outro questionário tem por objetivo conhecer os procedimentos e as ações em execução da campanha de vacinação, independe da existência de um plano municipal formal.

As respostas serão consolidadas e disponibilizadas a cada Tribunal de Contas participante. Os prefeitos e governadores devem responder e entregar os questionários até 15 de abril.

Na página, os Tribunais de Contas compartilham ações de fiscalização e divulgam o plano de vacinação da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. O objetivo é facilitar o controle social, garantindo transparência, segurança ao gestores e informações aos cidadãos.